Desafios do projeto

A Miss Trend, loja portuguesa de acessórios de moda, soma mais de 376 000 seguidores nas redes sociais. Foi precisamente neste canal que a marca vimaranense iniciou a sua atividade e se tornou num caso de sucesso nacional.

A presença nas redes sociais deu origem a um elevado grau de notoriedade e a um volume de encomendas considerável, o que determinou a reformulação do posicionamento online da marca e a consequente aposta numa plataforma de comércio eletrónico.

Nessa fase, o principal desafio seria fazer chegar os produtos ao público, mas de uma forma mais rentável e com menor fricção. Outra das limitações relacionava-se com o facto de que grande parte das vendas partiam apenas de clientes “one-time”.

ecommerce misstrend

A nossa solução

De acordo com a procura inicial dos responsáveis da marca, a plataforma líder de mercado Magento era a resposta evidente. Esta tecnologia de última geração oferece uma flexibilidade incomparável, permitindo criar diferentes cenários para as experiências de compra online

Uma vez decidida a solução a implementar, a PRIMARIU – agência parceira oficial Adobe – foi a opção selecionada para o desenvolvimento do projeto. A garantia de experiência e segurança foram protagonistas na tomada de decisão.

Depressa se percebeu, em conjunto, que a plataforma ecommerce deveria assentar sobre uma ótica “self-service”. Isto é, dar aos utilizadores maior conveniência de navegação pelo extenso catálogo de produtos até ao checkout. Além disso, dar a possibilidade de obter facilmente as melhores ofertas em qualquer ponto do globo, a qualquer hora. Em simultâneo, a solução proposta permitiria oferecer-lhes o apoio de um especialista à distância de um clique através do live chat.

O processo começou com um levantamento de requisitos, tendo sido identificadas todas as ferramentas e integrações necessárias, como, por exemplo, armazenagem, transportadoras, sistemas ERP e métodos de pagamento.

Como qualquer projeto só tem “pernas para andar” com um estudo prévio do consumidor, foram ainda traçadas diferentes Buyer's Journeys e Customer's Journeys. A definição da jornada do cliente foi vital, já que o tráfego chega até à Miss Trend por múltiplas fontes, representando diferentes perfis de consumo com distintos graus de maturidade digital.

misstrend-mosaic-l
misstrend-mosaic-tr misstrend-mosaic-br

Resultado

O layout minimalista, orientado à experiência do cliente e, por isso, muito intuitivo, resultou numa loja online que, após apenas dois meses, já contava com o dobro das encomendas, em média.

Do ponto de vista da gestão no back-end, esta implementação veio favorecer e automatizar operações, ou seja, conceder mais eficiência em menos tempo.

A nova plataforma de comércio eletrónico da Miss Trend conseguiu, desta forma, minimizar a taxa de esforço dos serviços de apoio ao cliente nas redes sociais, nomeadamente no que diz respeito ao processamento de encomendas. Alocaram-se, assim, esses esforços a outras tarefas de valor acrescentado.

Complementada com diversas integrações existentes e outras desenvolvidas no decorrer do projeto, a plataforma está preparada para a próxima fase: executar a estratégia de retenção de clientes.

website misstrend laptop
homepage Listagem de Produtos
Página de Produto Página
loja online mobile