Desafios do projeto

A SW!G é o novo marketplace português orientado ao mercado das bebidas alcoólicas e derivados. Por ser uma das peças de tecnologia mais complexas já desenvolvidas dentro de portas, o projeto impôs uma abordagem global acompanhada pela melhor stack tecnológica.

Desenvolvido num panorama altamente exigente, já que o cenário pandêmico desacelerou e confrontou tantas indústrias, percebeu-se que grande parte não estava preparada para a nova realidade. O mesmo se observou neste setor – ainda muito voltado para o tradicional –, pelo que a aposta em novos canais de venda foi decisiva.

O marketplace hiperlocal segue o boom de entregas ao domicílio – que triplicou o número de utilizadores no último ano – e dá resposta aos atuais hábitos de consumo nas compras online. Com o avanço do digital, privilegiamos a personalização, mesmo à distância, tornando o processo ainda mais desafiante.

ecommerce swig

A nossa solução

A SW!G prima pela arquitetura headless – escolhida pela flexibilidade e alto desempenho.

Destacam-se a integração com os CTT (para garantir a distribuição, o estado e o tracking das encomendas) e ainda o desenvolvimento de uma API para integração de sistemas. O algoritmo vai permitir que diferentes softwares comuniquem com a SW!G em simultâneo. Ou seja, os ERPs dos vendedores estarão ligados de forma a sincronizar encomendas, produtos, stock, etc.

Prevê-se igualmente a implementação de um sistema de rating, que permitirá avaliar o vendedor, o serviço de entrega, o produto e o preço.

De modo a potenciar a automatização e a fidelização do cliente final, introduziram-se componentes de inteligência artificial e marketing automation. Neste caso, as principais integrações da plataforma contemplam um software que oferece ferramentas dinâmicas de chatbot, captação de contactos e serviço de SMS para aviso de entrega.

customization-02
customization-01 customization-03

Resultado

Este projeto de grande complexidade tecnológica promove a Enologia nacional ao mesmo tempo que privilegia a comodidade da compra. Para começar, o utilizador final introduz a localização e encontra de imediato todas as ofertas perto de si. Os resultados são apresentados com base na disponibilidade e nos filtros selecionados.

A solução dispõe de três métodos de envio: 1) Local delivery com entrega imediata até 60 minutos; 2) Agendamento via transportadora 3) Curbside Pickup, ou seja, levantamento em loja ou ponto de recolha.

Garrafeiras, lojas de bebidas, espaços gourmet, entre outros, são convidados a vender na SW!G, que inclui um espaço aberto a retalhistas parceiros. Cada vendedor terá acesso a uma plataforma de gestão de conteúdos intuitiva, assim como à aplicação com informações sobre o transporte e outras vantagens.

A Área Metropolitana de Lisboa foi o alvo escolhido para o lançamento do marketplace multi-vendor – inteiramente operacional em todo o tipo de entregas na região. Com a segurança de um modelo de negócio preparado para crescer, nas próximas fases a experiência será alargada a todo o território (Portugal continental e regiões autónomas).

website ecommerce
homepage Listagem de Produtos
Página de Produto Página Página Página
loja online mobile