Publicado em
26 Jul
2017
·
Leitura:
{tempo}
min

7 passos para criar uma loja online de sucesso

Fonte: geralt / Pixabay

Criar uma loja online é tarefa fácil. Basta ter um produto, criar um website para o vender e esperar que as pessoas o comprem, certo? Errado! O principal erro das empresas que querem iniciar (ou até já têm) um negócio online é esperar resultados rápidos sem saber efetivamente como chegar até eles. Mas não há nada a temer: nesta publicação assinalamos 7 dicas para criar uma loja online de sucesso:

1. PEQUISAR O MERCADO

O primeiro passo antes de criar uma loja online é fazer uma pesquisa de mercado. Ao ignorar ou saltar este passo, está a pôr em risco o seu tempo. E como nos negócios “tempo é dinheiro”, não o vamos desperdiçar. Antes de dar início à criação do website, aconselhamos a que se faça uma pesquisa para descobrir se realmente há procura para a sua oferta. Existem várias ferramentas para o fazer: o Google Insights é só um dos exemplos.

2. SABER ATRAIR O CLIENTE CERTO

Descobriu que existem bastantes pessoas a fazer pesquisas diárias sobre o produto que quer vender. Ótimo! Agora deve conhecer a audiência. Quanto mais souber sobre as preferências e exigências dos atuais e potenciais consumidores, maior a probabilidade de os converter em clientes fiéis. Assim, o segundo passo é atrair o cliente certo ao identificar e definir as suas características e hábitos específicos. Depois, será mais fácil canalizar a informação.

3. EXPLORAR A CONCORRÊNCIA

Para sermos os melhores na nossa área, não há nada como observar o comportamento da concorrência, no entanto, não se esqueça: seja sempre único! Mesmo que o produto já exista no mercado, pode dar-lhe um toque diferenciador. É a sua oportunidade de se destacar enre o que já existe. Para explorar a concorrência há certos aspetos a ter em conta como o posicionamento, a forma como comunicam, quantas vezes publicam por dia ou como divulgam a marca.

4. DIVULGAR O PRODUTO

Se nem eu conheço a fundo o meu produto, como vou saber divulgá-lo? Este passo é fundamental para o sucesso de uma loja online. É preciso ter noção do que estamos a vender, só assim temos confiança no negócio e, consequentemente, a confiança dos nossos clientes. A chave aqui é focar em nichos específicos. A internet, como sabemos, já está cheia de infinitas possibilidades de compra dos mesmos produtos, por isso, como sugestão, em vez de criar uma loja online generalista crie uma loja especializada.

5. ESCOLHER A MELHOR PLATAFORMA ONLINE

Assim que reunir a informação que precisa e confirmar a viabilidade do negócio, escolha uma plataforma online adequada. Este serviço, para além de permitir uma melhor gestão da loja online, vai também contribuir para aumentar significativamente as vendas. Tenha em consideração fatores como o suporte e a tecnologia utilizada.

6. TESTAR O WEBSITE

Desde o funcionamento das hiperligações à compatibilidade com browsers, ao tempo que o website demora a carregar e outras funcionalidades técnicas. Todos estes aspetos determinam a eficácia de uma loja online. Por vezes, convém testar certas características complexas com o auxílio de especialistas em comércio eletrónico, pois só assim se verifica se o website está a funcionar como é suposto e se é ou não adequado aos visitantes e compradores.

7. ANALISAR DADOS E FAZER ALTERAÇÕES

É impossível acertar em tudo à primeira, até mesmo quando se tem todas as ferramentas necessárias para trabalhar. Faça análises de dados com alguma regularidade. Determine de quanto em quanto tempo as vai fazer. Assim, poderá verificar se tudo está bem encaminhado. E, caso não esteja, não tenha medo: faça as alterações que considera importantes para uma melhor rentabilidade de negócio.

PARTILHAR
Autor
Primariu Team
Blog
Outros artigos de interesse.
Ver blog