Voltar ao blog

Gestão de Redes Sociais para Operadores Turísticos

19
Jan
2023
·
Leitura:
{TEMPO}
MIN
Fonte: cacaroot / AdobeStock
É indiscutível que as redes sociais são uma ferramenta indispensável para todas as marcas. Para os operadores turísticos, isto não é exceção. Numa altura em que 37% dos consumidores confia mais em influenciadores digitais do que nas próprias marcas, é crucial implementar uma estratégia de comunicação detalhada, planeada e adaptada aos nossos objetivos, de forma a conseguirmos mais reservas diretas.
Existem muitas plataformas sociais, mas o Facebook, Instagram e TikTok permanecem as mais impactantes. Relativamente a estatísticas, o Facebook foi a rede social com mais downloads em 2022, enquanto que o TikTok  apresenta um crescimento acentuado de utilizadores, aumentando de ano para ano em 142%.
A presença digital nestas plataformas é uma condição inegociável para o sucesso do seu negócio de turismo. 
Para mais dicas de como desenvolver uma comunicação forte nas redes sociais, siga o guia disponível no blog da PRIMARIU.

Aumente a presença online através da redes sociais

Atualmente, os turistas têm por hábito utilizar as suas redes sociais durante as diferentes fases da traveler journey . Antes da reserva, vão utilizar as redes sociais para selecionarem o destino e descobrirem que tipo de experiências podem lá realizar, bem como ler comentários de outras pessoas acerca daquele destino. Depois de reservarem, vão partilhar com a sua rede de seguidores que vão viajar para aquele destino. Já durante a experiência em si, vão partilhar conteúdo das diferentes experiências e do melhor que o destino tem para mostrar, podendo até identificar as diferentes marcas com que conviveram na sua estadia. Já no fim da viagem, o consumidor vai ainda utilizar as redes sociais para se tornar um brand advocate, recomendando o destino, a experiência e as marcas a outros potenciais consumidores na sua rede.
Numa altura em que 40% dos millennials escolhem destinos com base nas potenciais fotos que vão poder colocar no Instagram e em que 60% dos turistas publicam fotografias enquanto estão de férias (nos millennials a taxa sobe para os 97%), torna-se inegável que os operadores turísticos devem estar, não só, presentes nas redes sociais, como também alinhados com estes comportamentos do consumidor e preparar estratégias que melhor atraiam este público mais interessado em comprar. 

Alcance Novos Clientes

Segundo o Hootsuite, existem 4.74 mil milhões de pessoas que utilizam alguma plataforma de rede social. Em 2022 o número de utilizadores cresceu 4.2% quando comparado com o ano de 2021. Isto significa que uma aposta nas redes sociais constitui uma enorme oportunidade para os operadores turísticos aumentarem as suas reservas diretas e, ao mesmo tempo, não estarem tão condicionados pelas enormes comissões praticadas pelas OTA’s.
Felizmente, a maior parte das plataformas oferecem diferentes métodos para criar anúncios que nos ajudam a alcançar o nosso público alvo mais facilmente. É possível direcionar um anúncio para grupos de pessoas dependendo da idade, género, localização geográfica, interesses, hobbies, etc... Também é possível fazer campanhas de retargeting, ou seja, criar anúncios para as pessoas que de alguma forma já visitaram ou interagiram com a sua marca.
Com várias opções de criação de anúncios, torna-se mais fácil realizar campanhas segmentadas tendo em conta as diferentes buyer personas, algo que permite poupar e atrair o cliente desejado. Por exemplo, operadores turísticos que proporcionem experiências de enoturismo na região do vale do Douro, podem segmentar as suas campanhas para adultos mais velhos, com um poder económico médio-elevado e que tenham interesse pelo contacto com a natureza, gastronomia e vinhos.

Interaja com o seu Público

As redes sociais são o local perfeito para expor a voz da sua marca e interagir regularmente com o seu público online. Potenciais clientes podem "provar" um pouco do que é a sua hospitalidade e podem desenvolver uma conexão emocional. Deste modo, é mais provável que reservem diretamente através do seu website e, ainda, mencionarem a experiência que vão fazer aos seus familiares e amigos.
O segredo para manter o seu público envolvido é criar conteúdo original e que acrescente valor à sua audiência. Ainda que as redes sociais sejam um canal que gere muitas vendas, os utilizadores entram nelas todos os dias à espera de entretenimento, e por isso, é necessário diversificar o conteúdo de forma a ir ao encontro das suas necessidades e expectativas. Ao mesmo tempo que partilhamos informação acerca de produtos e serviços, devemos criar outro conteúdo que seja do interesse da audiência, como artigos informativos, fotografias e vídeos inspiracionais ou até conteúdo engraçado. 

Aumente as Reservas Diretas

Seja para potenciais clientes ou para clientes atuais, as redes sociais são uma ferramenta fantástica para ajudar os operadores turísticos a receberem mais reservas diretas através de pesquisas orgânicas e campanhas pagas. Existem várias estratégias que podemos utilizar para alcançar um aumento nas reservas diretas:
  • Organizar eventos que promovam a imagem da marca e criem buzz perante os clientes, vão acabar por criar uma maior afinidade
  • Amplie o fator “word-of-mouth”, oferecendo recompensas a clientes que partilhem as suas experiências
  • Implementar campanhas pagas e informar os potenciais clientes sobre os benefícios que podem receber ao reservar os seus produtos

Dentro destas estratégias podem estar, por exemplo, giveaways de produtos que a nossa marca vende. Recuperando o exemplo anterior, se formos um operador turístico na região do Douro, podemos oferecer experiências gastronómicas, degustação de vinhos, visitas a caves do vinho do porto, entre outras. 
Se quisermos maximizar o nosso alcance, podemos ainda criar uma campanha de anúncios focada nos potenciais clientes, ou divulgar a nossa oferta em grupos de pessoas interessadas em viagens, entretenimento e alojamento. 

Nada é melhor do que as redes sociais para expor o seu negócio turístico e criar uma relação próxima com o seu público. Para captar maiores quantidades de público pronto a comprar e aumentar as suas reservas diretas, descubra o que podemos fazer por si.
Voltar ao blog
Retenção de cliente no comércio eletrónico: 7 estratégias para impulsionar a sua marca em 2023
As melhores estratégias para aumentar a retenção de clientes em comércio eletrónico e reduzir a fuga de clientes.
SEO para operadores turísticos: 6 estratégias para aumentar as reservas diretas
As melhores estratégias de SEO especificamente pensadas para operadores turísticos, com o objetivo de aumentar as reservas diretas.
Como otimizar a taxa de conversão (CRO): Guia Completo
Guia completo para aumentar as taxas de conversão de comércio eletrónico, com estratégias detalhadas e de acordo com as melhores práticas CRO.