Voltar ao blog

SEO para operadores turísticos: 6 estratégias para aumentar as reservas diretas

16
Jan
2023
·
Leitura:
{TEMPO}
MIN
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias que têm como finalidade melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa dos motores de busca. Mas de que forma é que os operadores turísticos podem utilizá-lo a seu favor?
Em primeiro lugar, devemos entender um pouco acerca do comportamento do consumidor enquanto navega o website.

Para um guia detalhado sobre a jornada do consumidor em eCommerce, visite este blog post da PRIMARIU.

Na generalidade dos casos, temos cerca de 15 segundos para capturar a atenção dos visitantes do website. Tendo em conta que conseguimos convencê-los a entrar no nosso website em primeiro lugar.
Existe uma extensa oferta de conteúdo e ninguém quer desperdiçar tempo a visualizar páginas que não ofereçam exatamente aquilo pelo que se procura. Então, como atrair potenciais clientes para a página web?
A resposta passa por aplicar as melhores práticas de SEO para operadores turísticos.
Práticas SEO para aumentar reservas diretas 
De forma a reduzir as elevadas comissões praticadas pelas OTA’s, os operadores turísticos devem ter como preocupação o aumento das suas reservas diretas. Quem não conhece o seu negócio de turismo apenas vai encontrar o website a partir de resultados orgânicos ou publicidade nos motores de pesquisa. A publicidade, embora eficaz, é bastante dispendiosa. Por isso, é importante apostar numa estratégia completa de SEO, de forma a atrair mais tráfego qualificado para o topo do funil e sem custos associados. 
Estatisticamente, poucas pessoas procuram além dos primeiros resultados de pesquisa. Isto significa que, para os operadores turísticos, quanto mais alto for o posicionamento nestes resultados, maior a nossa probabilidade de atrair novos consumidores e aumentar reservas diretas. 
De forma a obter os resultados ideais, o website deve estar nos primeiros 3 resultados de pesquisa. Consegui-lo pode não ser fácil, mas com as ferramentas e estratégias certas pode ser feito. Uma vez que o website esteja bem posicionado, o tráfego qualificado e o volume de reservas diretas vão aumentar.
As keywords são o termo mais importante numa estratégia de SEO eficiente. De uma forma geral, são tópicos simples e frases que descrevem o conteúdo de um website. Quando se aplica uma estratégia SEO, elas são as frases específicas e palavras que as pessoas digitam nos motores de busca para encontrar aquilo que procuram. Imaginemos que temos uma empresa que vende experiências no Douro, relacionadas com enoturismo. As keywords que nos iriam identificar, como operador turístico, nos motores de busca iriam ser “tours no douro”, “enoturismo no douro”, “douro valley tours”, “passeios no douro”, entre muitas outras. 
Motores de busca como o Google, vão examinar o website para certas keywords e compará-las com as palavras que os utilizadores estão a pesquisar, para determinar o posicionamento nos resultados da pesquisa. Como operador turístico e dono de um website, o que queremos é que as keywords correspondam com aquelas pelas quais as pessoas pesquisaram. Sucintamente, quanto mais correspondências entre as keywords no website e as keywords que as pessoas pesquisaram, maior será o resultado nos resultados de pesquisa. 
A estratégia das keywords envolve bastante pesquisa, planeamento e implementação para efetivamente ultrapassar a concorrência nos resultados de pesquisa.
   1. Encontrar as keywords certas
Devemos conduzir pesquisas intensivas para encontrar as keywords que mais se adequam à indústria, à marca e ao mercado alvo. Queremos que as keywords no nosso website coincidam com aquelas que são mais populares na nossa indústria. No entanto, estas keywords podem ser altamente competitivas, podendo ser difícil entrar nos primeiros resultados de pesquisa. Por vezes, pode ser mais interessante focar em keywords com menor competição e de nicho. A isto é preciso aliar a escolha das long tail keywords, que são keywords com maior extensão em número de palavras. Por exemplo, no caso de sermos um operador turístico que vende cruzeiros no Douro, podemos incluir keywords mais longas, como “cruzeiros no Douro com dormida” ou “cruzeiros no Douro com visita às caves”.
   2. Títulos de página e meta descriptions 
Os títulos de página e meta descriptions são elementos importantes para o SEO, pois ajudam a fornecer informações sobre o conteúdo da página para os motores de busca e para os utilizadores. Apesar de as meta descriptions já não serem utilizadas diretamente pelos algoritmos do Google para influenciar o posicionamento nos resultados de pesquisa, ainda têm um papel importante no aumento da visibilidade da sua página, já que chamam a atenção dos usuários e fornecem informações relevantes sobre o conteúdo da página. É recomendado que os títulos de página tenham menos de 60 caracteres e sejam específicos e descritivos, enquanto as meta descriptions devem ter menos de 155 caracteres e fornecer uma visão geral do conteúdo da página.
   3. Otimização de diferentes tipos de conteúdo
Existem certos tipos de otimizações que os operadores turísticos podem fazer de forma a que o seu website esteja mais próximo de ser incluído nos resultados de pesquisa dos motores de busca. É através de estratégias como as que se seguem que podemos aumentar o volume de reservas diretas.
Páginas web locais - Para operadores turísticos, é bastante importante criar páginas que sejam direcionadas a utilizadores locais para que quando alguém pesquise por uma frase que especifique uma localização, nos possa encontrar. Para isto, devemos otimizar o perfil Google My Business com as informações do negócio como localização, horário de funcionamento, entre outras. Assim, o Google vai mostrar estes resultados de uma forma dinâmica e que, por norma, aparecem sempre em primeiro lugar nos resultados de pesquisa.
Vídeos - O Google inclui resultados de pesquisas em vídeos oriundos do YouTube e do Vimeo. Devemos otimizar os nomes dos nossos ficheiros de vídeo com keywords relevantes para operadores turísticos. As descrições do vídeo devem ser detalhadas, ricas em keywords e as primeiras 22 palavras devem ser utilizadas de forma estratégica, pois são estas que são visualizadas no SERP. Os operadores turísticos devem realizar vídeos que mostrem a localização e que forneçam uma visão embelezada acerca da experiência que providenciam.
Imagens - Devemos ter keywords relevantes nos textos de descrição das imagens, algo que ajuda o motor de busca a perceber do que se trata aquela imagem e que a vai indexar nos resultados de pesquisa de imagens. Se, por exemplo, tivermos uma imagem que retrata a nossa experiência de passeios turísticos de barco no rio Douro, devemos atribuir uma descrição que tenha palavras como “passeio de barco no Douro". 
   4. Criar conteúdo de qualidade
O conteúdo do website deve ser original. Ao criarmos conteúdo útil e relevante, vamos conseguir atrair mais tráfego para o nosso website. 
Uma estratégia importante para os operadores turísticos passa pela criação de um blog. Através dele podemos criar conteúdo extenso, de qualidade e relevância para os motores de busca, que vão valorizar o website nos resultados de pesquisa, bem como para os utilizadores, que vão ter o site como uma referência e ao qual vão atribuir confiança e reconhecimento na eventualidade de reservarem diretamente. 
No caso dos operadores turísticos, um blog deve focar-se em fornecer informações úteis ao utilizador que está a planear a sua viagem ou a procurar experiências e locais a visitar no seu destino. Os posts do blog devem ser sempre atuais e abordar questões relacionadas com temas da atualidade e tendências emergentes. Ao mesmo tempo, pode ser importante atualizar os artigos antigos com novas e atuais informações. 
   5. Construir backlinks de qualidade
Os backlinks são links que apontam para o seu website a partir de outros sites. Eles são importantes porque ajudam a aumentar a autoridade e a relevância do seu site nos motores de busca, algo que pode levar a um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa. 
Relativamente aos operadores turísticos, constituir backlinks de qualidade é uma estratégia importante. Existem muitas técnicas para gerar backlinks. Podemos procurar outros negócios na área do turismo, escrever um post em blogs relacionados com experiências turísticas, comentar em fóruns e blogs com conteúdo relacionado com operadores turísticos e utilizar as redes sociais para promover o conteúdo do website e incentivar, também, outros utilizadores a partilhar.
   6. Criar conteúdo nas redes sociais
O uso das redes sociais é uma estratégia importante para os operadores turísticos, tópico este que também foi abordado no blog da PRIMARIU. Ao partilhar conteúdo relevante e atrativo nas diferentes redes, como Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, TikTok e Reddit, é possível aumentar a visibilidade e autoridade do seu website nos motores de busca. Para aproveitar ao máximo o potencial das redes sociais, é importante criar conteúdo atraente e otimizá-lo para as redes sociais. Isso pode incluir partilhar vídeos curtos e dinâmicos, como Reels ou Shorts, que mostrem as suas experiências turísticas, paisagens únicas e outro tipo de conteúdo que chame a atenção dos utilizadores e os incentive a partilhar. Além disso, é importante utilizar hashtags relevantes e comentar publicações de páginas com maior relevância. É também importante monitorizar e analisar as estatísticas das suas redes sociais, de forma a entender qual o tipo de conteúdo que gera mais volume de tráfego. Isto pode permitir ajustar e otimizar a sua estratégia de acordo para maximizar o impacto das suas ações.

Pronto para aumentar o tráfego do seu website e aumentar as reservas diretas? Descubra o que podemos fazer por si.
Voltar ao blog
Gestão de Redes Sociais para Operadores Turísticos
Como utilizar as plataformas de social media de forma a gerar tráfego para o website e a aumentar as reservas diretas.
Retenção de cliente no comércio eletrónico: 7 estratégias para impulsionar a sua marca em 2023
As melhores estratégias para aumentar a retenção de clientes em comércio eletrónico e reduzir a fuga de clientes.
Como otimizar a taxa de conversão (CRO): Guia Completo
Guia completo para aumentar as taxas de conversão de comércio eletrónico, com estratégias detalhadas e de acordo com as melhores práticas CRO.