Publicado em
23 Aug
2017
·
Leitura:
{tempo}
min

Inbound Marketing: compreender a metodologia

Fonte: StartupStockPhotos / Pixabay

Frequentemente aplicado ao marketing digital, o método inbound é a estratégia nº1 do nosso século. Capaz de atuar em todos os aspetos da presença online, caracteriza-se sobretudo pela abordagem ao consumidor e é orientado por resultados.

Mas, então, o que torna a metodologia inbound tão vantajosa na altura de converter clientes? A seguir, mostramos um resumo dos 4 pontos-chaves deste processo:

1. ATRAIR

Esta é a fase onde encaminhamos os motores de busca como o Google a encontrar um website. Nada melhor que mostrar uma marca às pessoas que já procuram os seus produtos ou serviços. Como?

  • SEO é a resposta. A Search Engine Optimization é uma forma de direcionar e aumentar o tráfego de um website através de múltiplas estratégias que o colocam no campo de pesquisa do público-alvo.
  • Experiência do utilizador (UX). Um website de fácil navegação e que contém aquilo que o público procura é a chave para atrair o tráfego certo.

2. CONVERTER

Quando já atraímos o visitante ao nosso website, a etapa seguinte foca-se na conversão dessas visitas para a categoria de leads. De que forma?

  • Através da troca de conteúdos! A oferta de conteúdo de interesse guia o visitante a interagir e, para receber os conteúdos, vai conceder as suas informações de contacto. Os conteúdos podem assumir infinitas formas como, por exemplo, vídeos, eBooks ou artigos – desde que sejam úteis às necessidades do público.
  • Landing pages. É aqui que as leads vão receber os conteúdos de oferta. São páginas específicas, com recurso a um formulário, e pensadas estrategicamente para a conversão. 

 

Guess what! A Gartner diz-nos que o método Inbound Marketing é 10x mais eficaz na conversão de leads, ao contrário das práticas tradicionais.

3. FECHAR

Precisamos agora de transformar as leads em verdadeiros clientes. Certo?

  • Usamos os dados já reunidos. O método inbound dá-nos ferramentas que vão ajudar a nutrir os relacionamentos com as leads, para que as possamos transformar em clientes satisfeitos.
  • Vendas e marketing. Para que a metodologia seja bem sucedida, as equipas comerciais e de marketing devem trabalhar em conjunto e em torno de um objetivo comum ao longo de todo o processo.

4. ENCANTAR

Encantar os clientes significa que não nos esquecemos de quem são e do que representam mesmo após a concretização da venda. Pelo contrário, continuar a interagir é importante para ambas as partes. Mas, de que modo?

  • Promover a experiência do consumidor. A partir do momento em que nos apercebemos de que a confiança por parte do consumidor é algo que deve ser merecido, estamos mais aptos para nutrir relacionamentos que levam à confiança.
  • Continuar a usar conteúdo para resolver os problemas dos clientes. É importante procurar constantemente novas formas de reciclar e reutilizar conteúdos, além de os promover nas redes sociais certas.

 

 

Certo é que a metodologia que abordámos vai muito além destas 4 etapas e há que mantê-la continuamente. Ainda assim, é útil guiarmos o processo inbound ao longo das fases listadas acima, sem nunca pôr de parte a perspetiva do consumidor.

PARTILHAR
Autor
Primariu Team
Blog
Outros artigos de interesse.
Ver blog