Publicado em
31 Jan
2018
·
Leitura:
{tempo}
min

Ecommerce e ERP: 6 sinais de que deve investir em integração

Fonte: FirmBee / Pixabay

Independentemente da plataforma ecommerce em uso, é importante perceber as necessidades de integração com os demais sistemas responsáveis pela gestão de clientes, vendas, stock ou faturação, além de todos os processos compõem o backoffice.

 

Integrar ERP com ecommerce significa unificar a gestão de vários departamentos e prevenir resultados negativos. Uma vez implementado, conseguimos direcionar o nosso foco e energia para os clientes. Aqui estão 6 problemas comuns que indicam que está na altura de investir numa integração ERP:

 

1. CONSUMO EXCESSIVO DE RECURSOS E MÃO DE OBRA

À medida que o negócio cresce, também o trabalho administrativo aumenta para atender aos requisitos operacionais. Monitorizar stock, funcionários, fornecedores, vendas, fluxo de caixa... a lista continua. Este tipo de trabalho torna-se demorado sem um ERP que automatiza e rastreia todas as áreas num único lugar.

 

2. A SEGURANÇA TORNOU-SE NUMA PREOCUPAÇÃO

Os processos de transferência de dados de sistemas protegidos por firewall são uma dor de cabeça para todos os IT managers. Uma estratégia de integração - por exemplo, em nuvem - permite um fluxo de dados mais robusto e seguro.

 

3. TRABALHO DUPLICADO ENTRE DEPARTAMENTOS

Uma inquietação comum para as empresas é a duplicação de documentos entre departamentos. Há problemas quando, por exemplo, o responsável de armazém recebe stock mas não consegue notificar automaticamente a parte financeira com atualizações sobre débitos e créditos.

 

4. OS DADOS NÃO PARAM DE AUMENTAR

Os dados são, sem dúvida, uma parte central de qualquer empresa. Talvez os departamentos usem diferentes fontes de dados e múltiplos sistemas que não se interligam. Talvez esses mesmos dados estejam a ser trocados por e-mail. Estes exemplos estão a (ou vão) afetar o núcleo da empresa. Um número crescente de sistemas e de bases de dados é um sinal de que está na altura de investir num sistema ERP.

 

5. NÃO HÁ ESCALABILIDADE

Para empresas de menor dimensão, é relativamente fácil para uma equipa comunicar entre si, partilhar informações e trabalhar em conjunto. Isso torna-se, porém, mais difícil à medida que a empresa cresce. Uma equipa maior, uma empresa com diferentes localizações e um maior fluxo de trabalho pedem uma integração de todos os processos e um crescimento mais sustentável a partir da integração de um sistema ERP.

 

6. OS REPORTS SÃO QUESTIONÁVEIS

Os números tornam-se mais difíceis de monitorizar à medida que as empresas crescem. Isso pode levar a uma inconsistência entre departamentos, que provoca dúvidas no momento de confiar em relatórios e tomar decisões bem informadas. É também por isso que o ERP possibilita uma visibilidade total de todas as unidades de negócio. Informações precisas e em tempo real em relatórios de fácil acesso.

 

Um sistema ERP permite uma total visibilidade e integração de dados, facilitando uma comunicação sincronizada e em tempo real e é, por isso, uma integração ecommerce a ter em mente.

PARTILHAR
Autor
Primariu Team
Blog
Outros artigos de interesse.
Ver blog