Publicado em
11 Dec
2017
·
Leitura:
{tempo}
min

Holiday shopping: 5 formas de apelar aos compradores este Natal

Fonte: jill111 / Pixabay

Quando chega o frenesim das compras de Natal, entramos em zona de guerra. Empresas de todos os tamanhos e setores lutam para obter o status de top-of-mind junto do consumidor. Então, como nos podemos destacar? Juntamos 5 dicas da plataforma Magento que podem evitar que uma marca caia no esquecimento.

1. CONEXÃO EMOCIONAL

Uma boa campanha não se baseia numa única ideia ("Poupe 20% em toda a loja em dezembro!"). Em vez disso, a aposta é uma estratégia altamente planeada e pesquisada, com vista a manter os clientes envolvidos. “Mas não tenho o orçamento de um grande grupo multinacional! E agora?” Este é talvez o principal mote para puxar pela criatividade e chegar ao coração do consumidor. A verdade é que a emoção é um fator-chave que leva à compra. Para uma ajuda extra, que tal considerar o auxílio de uma agência de branding e marketing?

2. ALTERAR AO LONGO DO TEMPO

As campanhas não funcionam com um mindset onde as programamos e rapidamente as esquecemos. Apesar da total necessidade de um planeamento, devemos permitir uma ou outra alteração ao longo do tempo. O público vai responder a uma campanha humana, bem-humorada e relevante para as suas necessidades, sendo este o oposto de uma campanha generalizada, que se torna desprovida de "vida" e é, por isso, afetada. Mesmo seguindo o calendário das festas (Black Friday, Cyber Monday, Natal, etc.), qualquer campanha deve ser monitorizada a cada passo e cada uma merece uma abordagem única e adequada à atualidade.

3. NÃO SEGUIR A SOLUÇÃO MAIS ÓBVIA

Este conselho é, por exemplo, para os fãs dos bancos de fotografia. Quando usamos os mesmos métodos aplicados por inúmeras empresas – através de imagens de stock e de textos que, por vezes, parecem vindos do WordArt –, é ainda mais difícil distinguirmo-nos na multidão, sermos originais e conseguirmos o ROI desejado. Investir em fotografias próprias, utilizar o logótipo e seguir uma identidade gráfica coerente são alguns dos passos que vão estabelecer a mensagem da marca.

 

Acima de tudo, devemos tentar aproveitar esta quadra, que oferece tantas oportunidades criativas!

4. CONSISTÊNCIA É A PALAVRA DE ORDEM

Ao pensar a campanha de Natal, há que pensar nos locais onde a mesma vai ser divulgada. O consumidor de hoje está presente numa variedade de canais e, por essa razão, devemos examinar cada um deles e na forma como podem levar a campanha à plataforma ecommerce. Newsletters, redes sociais, anúncios de remarketing ou landing pages são meios a ponderar.

5. PRIORIZAR O PACKAGING

As campanhas de marketing são, sim, fundamentais para o sucesso, não nos podemos esquecer que a única coisa que o cliente realmente se preocupa é o produto que compra. A experiência eCommerce não começa e termina online: culmina apenas quando o cliente recebe a encomenda! É sempre importante, caso haja possibilidades para tal, imprimir na caixa, usar stickers personalizados ou, então, selá-la com a fita da marca. Já por dentro da encomenda, por que não considerar incluir um cupão ou catálogo ou outra informação exclusiva? Seja o que for, o fundamental é mesmo marcar pela diferença e deixar a personalidade transparecer.

 

Boas festas!

PARTILHAR
Autor
Primariu Team
Blog
Outros artigos de interesse.
Ver blog