Publicado em
12 Jul
2019
·
Leitura:
{tempo}
min

A importância das descrições SEO na estratégia de marketing

Fonte: Pixabay

A compra online é cada vez mais recorrente. O consumidor dos dias de hoje privilegia o estar em casa ou na rua e facilmente aceder a um website e encomendar o que quer que seja, sem se deslocar fisicamente.  Esta é, indubitavelmente, uma grande tendência, mas não basta ter um comércio eletrónico para se ser bem sucedido.

O ecommerce é um meio extremamente competitivo e é necessário otimizar a sua loja online para que mais consumidores o encontrem e sejam convencidos a clicar no “efetuar compra”. Por tudo isto, a descrição de produtos tem um papel de relevo, basta pensarmos que, ao contrário de uma loja física, o nosso potencial comprador não é capaz (ainda!) de sentir, cheirar, experimentar a maioria dos produtos disponíveis no mercado. O ambiente virtual tem essa limitação, há que a contornar. Temos de ser nós a facultar todas as ferramentas para que ele se sinta confiante e termine a sua jornada de compra, com sucesso. Um bom texto na descrição, capaz de dar resposta às dúvidas do consumidor, impede que o carrinho seja abandonado e que a concorrência pesque o nosso potencial cliente. A propósito, ao darmos as informações relevantes sobre o produto estamos ainda a evitar que o serviço de apoio ao cliente fique sobrecarregado. 

Além de a descrição ajudar o cliente a conhecer a nossa oferta, auxilia também no ranqueamento do site nos motores de busca. O texto que incluímos na descrição não deve nunca ser deixado fora da estratégia de SEO do seu projeto de ecommerce, e porquê? Porque informações devidamente estruturadas geram tráfego e isso vai contribuir para um melhor posicionamento nos motores de busca: ficamos mais fáceis de ser encontrados pelo consumidor, sem custos acrescidos.

Posto isto, importa questionar: como melhorar o ecommerce através de descrições de produtos bem elaboradas? 

 

1. CONHECER A(S) BUYER(S) PERSONA(S)

Não adianta comunicar se não soubermos para quem. É realmente relevante conhecer a quem o nosso produto se destina, de modo a conseguirmos ajustar o texto em função das necessidades, daquilo que o consumidor anseia.
Portanto, invista algum tempo a criar uma buyer persona (ou várias, se se justificar), para que, de seguida, seja capaz de escrever descrições relevantes e ajustadas. 

 

2. “UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS”

Um ditado tão popular quanto verdadeiro e aqui faz realmente sentido apostar em boas imagens, de diferentes ângulos, com excelente iluminação. Lembre-se que, em ambiente virtual, o cliente não é capaz de tocar no produto, por isso é importante que além das características detalhadas na descrição, haja uma preocupação com a fotografia de produto. Investir num fotógrafo profissional poderá fazer toda a diferença no seu ecommerce. 

 
3. PESQUISAR PALAVRAS-CHAVE E INCLUÍ-LAS NA DESCRIÇÃO

Tal como já foi mencionado acima, a descrição de produtos contribui em boa parte para a estratégia de SEO do seu projeto. Definir palavras-chave de acordo com o modo como os consumidores pesquisam na internet é fundamental. Hoje em dia existem diversas ferramentas de pesquisa de palavras-chave que ajudam a determinar os melhores termos de destaque a serem usados.

 

4. O PORQUÊ DE COMPRAR O NOSSO PRODUTO

Qual o benefício para o cliente em adquirir o nosso produto e não o da concorrência? Tornar claro ao consumidor quais as vantagens do produto que estamos a vender é fundamental. Somando isto a um bom título, uma excelente descrição e fotos cativantes temos tudo para atrair público e gerar vendas. 

 

Abreviando tudo isto, numa loja física temos a montra que é a principal responsável por atrair clientes, fazê-los entrar. No ambiente virtual temos todo um conjunto de fatores que deverão ser bem trabalhados para que o cliente se sinta seguro e confiante em efetuar compra. Apostar em descrições de produtos otimizadas é apenas uma das valências para ampliar os resultados da sua loja online. Com isto está também a melhorar o SEO do site, o que deverá resultar num aumento do número de conversões do seu ecommerce. 

A propósito da estratégia de SEO vale a pena (re)ler este artigo.

PARTILHAR
Autor
Primariu Team
Blog
Outros artigos de interesse.
Ver blog