Publicado em
5 Mar
2018
·
Leitura:
{tempo}
min

User experience: 4 indicadores que comprometem um website

Fonte: Erdenebayar / Pixabay

Como já explicámos, um dos princípios do inbound é não perturbar os utilizadores. Literalmente. Então, por que é que ainda vemos imensos websites cobertos por elementos odiados pelos visitantes? Criar uma experiência de utilizador (UX) não é uma ciência exata, mas ter atenção a detalhes específicos vai orientar o aumento de tráfego e a retenção dos utilizadores. É por isso que selecionamos mais 4 indicadores que comprometem um website:

1. NÃO SE PERCEBE O QUE A EMPRESA FAZ AO CERTO

É frustrante quando queremos saber mais sobre uma marca, mas, por mais que se procure, acabamos por não ter uma noção clara acerca dos seus produtos ou serviços. No seu livro, Don't Make Me Think, Steve Krug explica que se os visitantes não identificam numa questão de segundos o que uma empresa faz, não vão continuar no website.

2. FALTAM INFORMAÇÕES DE CONTACTO

Um formulário de contacto pode até parecer uma maneira fácil para criar uma lista de contactos, no entanto, é demasiado genérico. Esse nunca deve ser o único meio de comunicação entre a marca e o público. Vejamos: se o visitante realmente quer ajuda, é porque a quer já. Não quer que a sua única opção seja preencher um formulário e esperar para ver se alguma vez terá uma resposta. É bom dar alternativas.

3. FOTOS DE MÁ QUALIDADE OU IRREALISTAS

Encontrar fotografias apropriadas em bancos de imagens não é tarefa fácil. Ou têm direitos de autor ou são de má qualidade ou simplesmente não mostram situações realistas. Fotos genéricas - que, por vezes, tocam no limiar do ridículo - não provocam engagement, já que as pessoas não se identificam.

4. ANIMAÇÕES A MAIS

Quando, de repente, somos bombardeados por músicas ou vídeos sem clicarmos em PLAY – e onde nem conseguimos encontrar o botão de STOP –, o nosso pensamento imediato é abandonar a página. O mesmo se passa com animações, publicidade ou outros elementos multimédia a piscar, que são demasiado desorientadores.

 

Mas atenção: a lista de sinais que comprometem um website não fica por aqui! Ao olharmos para o nosso website, convém analisar página a página para evitarmos estes e outros fatores e fazer frente à taxa de rejeição.

PARTILHAR
Autor
Primariu Team
Blog
Outros artigos de interesse.
Ver blog