Publicado em
12 Jan
2018
·
Leitura:
{tempo}
min

Top 5 tendências do digital para 2018

Fonte: Free-Photos / Pixabay

Com o ano de 2018 pela frente, vemos emergir uma série de temáticas que crescem rapidamente a par da transformação digital. São 5 tendências que não podemos ignorar:

 

1. CHATBOTS QUE INTERAGEM COM O CONSUMIDOR

Cada vez mais comuns, são hoje uma ferramenta singular para uma comunicação ininterrupta entre marca-consumidor, em especial pela sua disponibilidade 24h/7. Úteis no serviço de apoio ao cliente, permitem respostas imediatas que guiam o consumidor entre as etapas do funil de vendas. Ao promoverem uma experiência mais pessoal e maiores taxas de engagement, os chatbots vão continuar aliados na redução das etapas do processo de compra.

 

2. INSTAGRAM STORIES VÃO DOMINAR

Os Insta Stories são o recurso mais bem sucedido do Instagram, desde o início da rede social em 2010. Hoje já permitido às marcas destacarem os seus Stories além do período limite de 24 horas.

Com este fator em mente, poderemos encontrar mais efeitos, máscaras e outras características nos Stories ao longo do ano, que vão continuar a oferecer aos utilizadores um tipo de post mais imediato em relação ao tradicional feed.

Além disso, as redes sociais têm-se assumido cada vez mais como motores de busca. Outra novidade do Instagram é, por isso, a possibilidade de seguir hashtags, um parâmetro que deverá sofrer alterações e aperfeiçoamentos ao longo do tempo.

 

3. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AO ALCANCE DE UMA SMART SPEAKER

As Inteligências Artificias (IA) são uma realidade no atual panorama tecnológico e a Google Assistant, a Alexa, a Microsoft Cortana e a Siri são alguns dos principais nomes do mercado. Estas IA tornaram-se presentes no dia-a-dia e a Loop Ventures decidiu colocá-las à prova. O teste de desempenho, liderado pela Google Assistant, contou com 782 perguntas efetuadas a cada uma. O estudo revela ainda que a Siri, apesar de constar no último lugar do ranking, é a que soa mais humana quando comparada com as restantes.

 

4. RECONHECIMENTO FACIAL EM QUALQUER LUGAR

Desde a tecnologia Face ID do iPhone X até aos automóveis serem capazes de reconhecer traços como os olhos e o nariz, os nossos rostos estão a assumir um papel cada vez maior no que diz respeito a auxiliar os nossos equipamentos a reconhecerem-nos e a captar as nossas preferências - a qualquer hora, em qualquer lugar.

A investigação da CTA revela que os utilizadores têm uma taxa de confiança cada vez mais crescente nestas tecnologias. Em muitos dos casos, é uma questão de conveniência - abrir o carro, a bagageira, entre outros. Todos estes padrões se refletem no aumento destas tecnologias no automóvel., cujas receitas de 2018 deverão chegar aos $15,9 mil milhões de dólares, o que representa um aumento de 6% só nos EUA.

 

5. INVESTIMENTO NOS DIGITAL INFLUENCERS

São youtubers, instagramers, bloggers, enfim, personalidades conhecidas do grande público através das plataformas digitais, que levam as marcas a investir nas suas redes - uma estratégia frequentemente adotada em países como os EUA, o Brasil ou o Reino Unido. Em Portugal, as marcas também já começaram a reconhecer o poder do “word of mouth” de algumas destas personalidades e o seu grau de influência junto de quem os segue e a tendência é para continuar.

PARTILHAR
Autor
Primariu Team
Blog
Outros artigos de interesse.
Ver blog