Publicado em
13 Sep
2017
·
Leitura:
{tempo}
min

4 truques de brainstorm para ideias brilhantes (parte I)

Fonte: StartupStockPhotos / Pixabay

Ter ideias luminosas nem sempre é fácil. E quando o trabalho assim o exige, por vezes o bloqueio mental toma conta. Por isso, as sessões de brainstorm podem ser muito produtivas.

A melhor forma de deixar a criatividade fluir é criar uma atmosfera que faz as pessoas saírem da sua maneira de pensar habitual. Aqui estão algumas formas criativas para ajudar a animar as sessões de brainstorm em equipa.

1. AS MÁS IDEIAS TAMBÉM CONTAM

As melhores sessões de brainstorm surgem quando todos os intervenientes se sentem confortáveis para lançar todas as suas ideias, boas ou não. Uma maneira de fazer com que todos se soltem? Começar as sessões com uma série de más ideias durante 10 minutos. Depois de usar algum tempo com algumas risadas ao partilhar ideias descartáveis, todos se podem agora focar nas ideias que de facto poderiam resultar. E, quem sabe? Uma ideia que não parece assim tão boa sozinha pode, ainda assim, desencadear alguma outra que direcione o rumo do brainstorm.

2. JOGOS DE PALAVRAS

Os jogos de palavras produzem ideias que vão além das genéricas e menos originais. Para evitar seguir o mesmo caminho de sempre, este é um excelente exercício criativo. Uma dica a experimentar é partir da primeira palavra que surge e quebrá-la em função de fatores como a sua estética ou metáforas associadas, por exemplo. O truque é mesmo não pensar demais.

3. CRIAR UM MOODBOARD

combinação de imagens, cores e outros elementos visuais ajuda a revelar emoções e sensações que potenciam novas ideias. Além disso, está provado que estes moodboards melhoram significativamente a memória em comparação com métodos mais convencionais. Um moodboard nada mais é que um mapa mental com uma coleção aleatória de imagens, palavras e texturas focada num tópico e tanto pode ser físico como digital.

4. JOGOS DE IMPROVISO

Nada aumenta mais a energia e o fluxo criativos de que um pouco de improvisação. Isso pode até parecer estranho, mas repare: quanto mais relaxado e divertido for o ambiente – sem distrações –, mais a equipa se sente confortável em compartilhar livremente.

PARTILHAR
Autor
Primariu Team
Blog
Outros artigos de interesse.
Ver blog